quarta-feira, 18 de março de 2015

Busto 1/10 - RAF Bomber Command WWII - Young Miniatures

O Comando de Bombardeiros da RAF foi o responsável por controlar as forças de bombardeiros da RAF (Real Força Aérea), de 1936 a 1968. O Comando de Bombardeiros atingiu o auge de seu poder militar no período pós-guerra, na década de 1960, quando mantinha os bombardeiros V para a dissuasão nuclear e uma força suplementar de Canberra (bombardeiros leves).
 

 
Na época da formação do Comando de Bombardeiros em 1936, o slogan adotado pelo esquadrão era "the bomber will always get through", que pode ser traduzido como "o bombardeiro sempre passará através".
Até a chegada dos avanços na tecnologia de radar, obtidos no final da década de 1930, esta declaração foi realmente uma verdade. Até então, os bombardeiros de ataque não
podiam ser detectados em tempo suficiente para montar defesas rápidas o suficiente para impedi-los de atingir seus objetivos.



O Comando de Bombardeiros da RAF ingressou na ação durante a Batalha da Grã-Bretanha, sendo designado para bombardear as barcaças da invasão da Inglaterra (Operação Leão Marinho) e frotas de montagem, nos portos do Canal da Mancha. Este foi um trabalho que quase não teve publicidade diante das batalhas entre Spitfires e Hurricanes contra os Messerschmitts 109 e 110, mas era um trabalho vital e perigoso. De julho até o final do ano de 1940, o Comando de Bombardeiros perdeu quase 330 aeronaves e mais de 1.400 pilotos, mortos, desaparecidos ou capturados.


A figura aqui exposta é da Young Miniatures, com uma boa escultura, apresentando detalhes diversos, especialmente quanto ao equipamento do piloto aqui representado (colete salva vidas, máscara de oxigênio, fones de comunicação, óculos etc).


Encaixes bem feitos praticamente elimaram a necessidade de preencher vãos e frestas com putty. Coincidentemente ou não, a figura lembra muito a imagem do ator Clark Gable, que serviu como voluntário na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Hitler tinha Gable como seu ator preferido, e durante a Guerra, ao saber de sua presença no front, ofereceu uma recompensa para a sua captura.


Após seu retorno aos EUA, recebeu a Cruz de Distinção em Voo, e a Medalha do Ar, por "feitos excepcionalmente meritórios em cinco diferentes missões de combate em bombardeiros". Em 1944, foi promovido a major e desmobilizado.

 
A pintura e todos os efeitos da figura foram feitos com tintas Vallejo.

Jorge Luiz