sábado, 14 de março de 2015

Figura 1/16 - WWII US Paratrooper 82nd - Alpine

A invasão da Europa começou nos primeiros minutos do dia 6, com a aterrissagem dos pára-quedistas e planadores da 6ª Divisão Aérea Britânica, a Oeste do Rio Orne.

 
Este grupo se responsabilizaria pela proteção do flanco esquerdo das praias que seriam invadidas pelas cinco divisões aliadas; já o flanco direito ficaria sob a responsabilidade da 82ª e da 101ª Divisões Aéreas Americanas, que pousaram entre Ste. Mère Eglise - a primeira cidade na França a ser libertada - e Carentan.

 
No total, as três divisões compreendiam 23.400 homens, que sofreram com fortes ventos na região. Muitos deles foram parar no interior francês, e seus comandantes tiveram extrema dificuldade em reuni-los para atacar os alvos pré-estabelecidos.

 
Os poucos que conseguiam se agrupar, entretanto, investiam com fúria contra os inimigos. Ironicamente, a dispersão confundiu a resistência germânica, para quem os pára-quedistas aliados haviam se espalhado por toda a Normandia; sem captar um padrão de movimento, os alemães não sabiam como responder aos ataques.
 
A figura da Alpine representa um infante típico da 82a

Divisão. A figura possui uma média de 15 peças separadas, com duas cabeças para que se possa escolher entre o infante com capacete ou sem. O problema de figuras que já vem com o capacete na cabeça é a dificuldade para pintar o rosto com todos os efeitos necessários.



Optei pelo rosto sem capacete para fugir um pouco do padrão tradicional de figura com o equipamento completo de combate. Para dar um toque mais dramático, coloquei sob ele uma bandeira nazista rasgada e suja.

A pintura e efeitos foram feitos com tintas Vallejo.

Jorge

Busto 1/10 - Joachim Peiper - Life Miniatures

Esta figura da Life Miniatures é muito simples de montar. Conta com apenas cinco partes, de encaixe perfeito e retratam o comandante Joachim Peiper, que pertenceu à tropa especial Waffen SS. Recrutado em 1935, se tornou o mais jovem coronel do regimento na Waffen-SS,com apenas 29 anos.

 
Peiper se tornou famoso após os combates na frente oriental aonde ganhou a admiração de Hitler como comandante panzer, em dezembro de 1944 participou da ultima ofensiva da Wermarcht no comando do Kampfgruppe Peiper.


Ele encabeçou o ataque do 6º Exercito Panzer SS,. Porém, devido a problemas como a falta de combustivel e das dificuldades apresentadas pelo terreno das Ardenas a ofensiva foi detida e Peiper e todo o 6º Exercito tiveram de recuar.

 
Durante a ofensiva ocorreu aquele que ficou conhecido como o massacre de Malmedy que na verdade teria sido causado por aviadores norte-americanos que teriam bombardeado por engano as tropas americanas capturas por Peiper, durante o bombardeio alguns prisioneiros tentaram fugir e foram metralhados pelos jovens e nervosos soldados alemães, Peiper nunca ordenou o massacre porem a midia e a opinião pública o jugaram precipitadamente e ele quase foi executado.

 
Entrou em julgamento, onde foi condenado a forca. Mas os protestos que acusavam os investigadores de espancar e retirar afirmações falsas impediu que Peiper e outros relacionados ao massacre fossem executados.

 
Tanto a pintura como os efeitos foram feitos com tintas Vallejo.

Jorge Luiz



 

Busto 1/10 - Standartenführer Otto Kumm

 
A figura da Pegaso Models parece reproduzir o Comandante (Standartenführer) da Divisão Prinz Eugen e, posteriormente, comandante da Divisão Leibestandarte SS Adolf Hitler, até o final da guerra.

 
A figura, com apenas 5 peças, é muito bem detalhada e oferece um acabamento impecável em termos de detalhes.

 
Embora a figura não tenha recebido o nome de Otto Kumm, a semelhança com fotos da época desse comandante é muito grande. A 1ª Divisão SS Leibstandarte SS Adolf Hitler foi uma unidade de elite das Waffen SS, tropas de combate da Waffen-SS, que estiveram presentes em praticamente todas as batalhas de todas as frentes de combate na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

 
Otto Kumm foi comandante dessa unidade entre 6 de fevereiro de 1945 e 8 de maio de 1945, quando a Alemanha finalmente se rendeu.

Nos estertores da guerra, em março de 1945, após uma derrota em combates em torno do lago Balaton, na Hungria, em que foi semidestruída, a Divisão foi acusada de covarde por seu criador Adolf Hitler e instada a retirar as braçadeiras com o nome do Führer nelas. Revoltados pela acusação, a unidade devolveu a ele todas as suas condecorações dentro de penicos, junto com o braço de um dos soldados mortos na ação, portando a braçadeira. A Leibstandarte foi, então, transferida para a retaguarda, onde rendeu-se aos britânicos na Áustria em maio de 1945.

 
A pintura da figura foi realizada única e exclusivamente com tintas Vallejo. Os efeitos também foram produzidos com o mesmo material.

Jorge Luiz