sábado, 14 de março de 2015

Busto 1/10 - Standartenführer Otto Kumm

 
A figura da Pegaso Models parece reproduzir o Comandante (Standartenführer) da Divisão Prinz Eugen e, posteriormente, comandante da Divisão Leibestandarte SS Adolf Hitler, até o final da guerra.

 
A figura, com apenas 5 peças, é muito bem detalhada e oferece um acabamento impecável em termos de detalhes.

 
Embora a figura não tenha recebido o nome de Otto Kumm, a semelhança com fotos da época desse comandante é muito grande. A 1ª Divisão SS Leibstandarte SS Adolf Hitler foi uma unidade de elite das Waffen SS, tropas de combate da Waffen-SS, que estiveram presentes em praticamente todas as batalhas de todas as frentes de combate na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

 
Otto Kumm foi comandante dessa unidade entre 6 de fevereiro de 1945 e 8 de maio de 1945, quando a Alemanha finalmente se rendeu.

Nos estertores da guerra, em março de 1945, após uma derrota em combates em torno do lago Balaton, na Hungria, em que foi semidestruída, a Divisão foi acusada de covarde por seu criador Adolf Hitler e instada a retirar as braçadeiras com o nome do Führer nelas. Revoltados pela acusação, a unidade devolveu a ele todas as suas condecorações dentro de penicos, junto com o braço de um dos soldados mortos na ação, portando a braçadeira. A Leibstandarte foi, então, transferida para a retaguarda, onde rendeu-se aos britânicos na Áustria em maio de 1945.

 
A pintura da figura foi realizada única e exclusivamente com tintas Vallejo. Os efeitos também foram produzidos com o mesmo material.

Jorge Luiz








Um comentário: