segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Busto - 1/10 - Claus von Stauffenberg - Nuts Planet

 
Claus Philipp Schenk, Graf von Stauffenberg (Conde de Stauffenberg) foi um coronel alemão da II Guerra Mundial, autor de um dos atentados da resistência alemã contra Adolf Hitler em 1944. Ato conhecido como Atentado de 20 de Julho. 
 
 
Foi ferido num ataque aéreo em 7 de abril de 1943 na campanha do Norte da África quando servia no Afrika Korps. Perdeu dois dedos da mão esquerda, a mão direita e o olho esquerdo, além de graves ferimentos no joelho.



Stauffenberg, junto com outros vários militares alemães que já não suportavam as ordens de Hitler, foi um dos principais articuladores deste malsucedido atentado que tentou remover o líder nazista do poder. A tentativa de matar Hitler aconteceu em seu quartel-general, conhecido como a "Toca do Lobo" (em alemão, "Wolfsschanze").
 

Stauffenberg carregou consigo explosivos que foram preparados para simularem o efeito de uma bomba britânica. No entanto, uma grande e pesada mesa de madeira de carvalho protegeu o Führer da explosão. Entre 11 feridos e 4 mortos, Hitler teve apenas ferimentos leves. Enquanto recebia socorro médico, Hitler disse: "eu sou imortal."