quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Busto 1/10 - US 101 Airborne - Nuts Planet

 
Band of Brothers é uma minissérie de televisão que conta a história da Easy Company, integrante da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.

 
Tal Companhia participou da invasão dos exércitos americano e inglês na Normandia no dia 6 de Junho de 1944, conhecido como o Dia D, além da Operação Market Garden e da Batalha do Bulge.

 
A figura em questão retrará o personagem Major Richard Winters, interpretado por Damian Lewis, e é de excelente qualidade. A marca Nuts Planet é recente no mercado mas já é reconhecida como uma das principais empresas produtoras de figuras de qualidade.

 
Também com poucas peças, a figura tem encaixes perfeitos e acabamento de detalhes impecável.

 
A pintura básica foi feita com tintas Tamiya e os efeitos finais com Vallejo.

Jorge Luiz  
 
 
 

Busto 1/10 - Young Red Army Infantryman - Life Miniatures

 
A Batalha de Kursk foi uma batalha decisiva na Frente Leste durante a Segunda Guerra Mundial, sendo considerada, até hoje, como a maior batalha de blindados de todos tempos, e inclui o maior custo de perdas aéreas em um só dia na história da guerra.

 
No Inverno de 1942/1943, os Soviéticos conclusivamente ganharam a Batalha de Stalingrado, impondo aos alemães e aliados a perda de um exército completo com cerca de 250.000 soldados, esgotando as forças do Eixo no Leste. Com isso, Hitler decidiu forçar os soviéticos a uma batalha decisiva através do ataque à saliência de Kursk, visivelmente perceptível na extensa linha de frente do exército alemão.

 
Intitulada como Operação Cidadela, a ação reuniu 2.700 tanques e armas de assalto, 1.800 aviões e 800.000 homens. Eles formaram a maior concentração de poder de luta alemã já conseguida. Mesmo com todo esse poderio todo, os russos conseguiram deter os exércitos alemães e impuseram outra derrota significativa aos mesmos. A partir desse episódio, o exército alemão perdeu o vigor para novos ataques e se colocou em posição defensiva até a inevitável derrota.

 
A figura fabricada pela Life Miniatures é de excelente qualidade e definição de traços, reunidas em poucas peças. Mostra uma cena inusitada com um infante russo rezando antes da batalha, segurando, entre as mãos, uma cruz e sua corrente.

 
A expressão do rosto confere à figura um ar dramático que reflete muito bem o clima antes da batalha e a fé do soldado perante o perigo. Talvez por esse clima de medo a figura ganhou o subtítulo de "On the edge of no man's land".

A pintura básica foi feita com tintas Tamiya e Vallejo e os efeitos com Vallejo.

Jorge Luiz 





 

Busto 1/10 - Vasily Zaitsev

 
Vassili Grigoryevich Zaitsev foi um soldado russo, notabilizado como franco-atirador durante a batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial, com um total de 242 soldados e oficiais alemães mortos no conflito e 468 ao fim da guerra.

Esse personagem foi caracterizado pelo ator Jude Law no filme Circulo de Fogo (Enemy at the Gates), retratando a história do franco atirador, neto de caçador que aprendeu a atirar ainda criança, onde vivia como pastor.

 
Inicialmente foi incorporado na  infantaria da marinha e chegou a Stalingrado em 20 de Setembro de 1942, com a 284ª Divisão de Fuzileiros. Brevemente foi erguido à categoria de herói nacional, pois os franco-atiradores eram então muito estimulados pelo General Chuikov, comandante do 62º Exército, encarregado da defesa da  cidade contra os ataques do 6º Exército alemão.

 
A figura em questão é de resina, copiada de um modelo da Ebroin, sem a mesma qualidade, é claro, da figura original. Mesmo assim, é uma figura com uma pose imponente que traz muita semelhança com o rosto do ator Jude Law.

 
Essa cópia tem sérios problemas de acabamento o que exigiu a aplicação de massa putty para fixar as peças e tapar as imperfeições nos encaixes.

 
A pintura básica foi feita com tintas Tamiya e, posteriormente, os efeitos, com Vallejo.

Jorge Luiz