quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Figura - 90MM Alpine Miniatures - Panzergrenadier DAK

O termo Panzergrenadier não foi adotado antes do ano de 1942. As divisões de infantaria, até esse ano, que acompanhavam as Divisões Panzer, até então, eram conhecidas como Schützen Regiments.


 
Nesse mesmo ano, essas unidades de Infantaria foram renomeados por Hitler como Regimentos de Granadeiros, em uma homenagem histórica ao Grande Exército de Frederico, o Grande.
  
A figura aqui apresentada representa um típico soldado dessas unidades, em seu uniforme para a luta no Norte da África, no Afrika Korps, comandado por Erwin Rommel, destacando-se pela bravura em diversas batalhas naquele fronte.
 

Fabricada pela Alpine Miniatures, em resina de alta qualidade, bem detalhada, não apresentou qualquer dificuldade nos encaixes, exigindo uma baixíssima quantidade de putty para vedar eventuais fendas.


O rosto, embora com menos detalhes que os normalmente fabricados pela Alpine, apresenta uma expressão boa e os equipamentos suplementares (mochila, cantil, lona etc), complementam com qualidade o quadro final.

A pintura e os efeitos foram produzidos com tintas Vallejo.

Jorge Luiz Mussolin

Busto - 1/10 - Young Miniatures - US 2nd Ranger Battalion - O Resgate do Soldado Ryan

"O Resgate do Soldado Ryan" é um filme de guerra épico norte americano, produzido em 1998, ambientado durante no desembarque na Normandia, na Segunda Guerra Mundial.
 
 
Dirigido por Steven Spielberg e escrito por Robert Rodat, o filme é notável pela intensidade de seus primeiros 27 minutos, que retratam o desembarque na praia de Omaha. 
 
 
Tom Hanks vive o Capitão John H. Miller que, junto com mais sete homens procuram pelo paraquedista James Francis Ryan, último sobrevivente de quatro irmãos militares.
 
 
O filme acumulou 481.8 milhões de dólares ao redor do mundo, tornando-se o mais lucrativo filme do ano, sendo indicado a onze prêmios Oscar.
 
 
O busto, produzido pela marca Young Miniatures é de excelente qualidade pela riqueza de detalhes e, embora não cite nominalmente o personagem do filme, reproduz claramente o personagem vivido pelo ator Tom Hanks. Pode-se perceber a nítida semelhança entre eles. Dai a minha opção de produzir a placa de identificação com o título do filme. 

 
O busto vem com apenas 4 peças de encaixe perfeito. Os detalhes do rosto são marcantes, valorizando enormemente o resultado final. Sem dúvida, uma peça de altíssima qualidade.

 
Jorge Luiz 
 
 
 
 
 

Figura - 90MM - Alpine Miniatures - Generalfeldmarschall Erwin Rommel

Minha admiração pelo Marechal de Campo Erwin me motivou a comprar e montar uma nova figura dele, mas, desta vez, caracterizado no ambiente da Europa, no ano de 1944. Anteriormente montei outra figura dele (da Tamiya), na época do Afrika Korps. Veja neste blog também.

 
Em novembro de 1943, depois da derrota do Afrika Korps, Rommel foi escolhido para supervisionar as defesas das áreas costeiras ocupadas da  Dinamarca, Países Baixos, Bélgica e França contra possíveis desembarques aliados, devendo-se a ele grande parte das melhorias que se verificaram posteriormente nessas defesas.

 
Neste comando, Rommel passou ativamente a implementar melhorias naquilo que os alemães chamavam da Muralha do Atlântico de forma a impedir uma possível e esperada invasão do continente europeu por parte das forças aliadas. Em 6 de junho de 1944, dia do desembarque aliado, Rommel não se encontrava no local pois havia retornado para casa a fim de comemorar o aniversário de sua esposa. Ao saber da invasão aliada, Rommel voltou imediatamente para França. Porém, já era tarde, e os Aliados tinham estabelecido além de uma forte cabeça de ponte, uma grande superioridade aérea.

 
Poucos dias depois do desembarque aliado, Rommel foi gravemente ferido e permaneceu hospitalizado por vários dias. Em 20 de julho de 1944 Claus Von Stauffenberg executou o atentado contra Hitler, que escapou por pouco. Implicado no atentado por suas ligações com os oficiais conspiradores membros da resistência alemã, Rommel, ainda em recuperação médica, recebe em sua casa a visita de dois oficiais generais em 14 de Outubro de 1944.

 
Devido ao seu prestígio nacional, estes oficiais, leais a Hitler, trazem os termos do Führer a Rommel: ir a Berlim, passar por um julgamento popular e inevitavelmente ser condenado à morte, condenando também sua família a ser confinada em um campo de concentração ou, sozinho, acompanhar os dois oficiais e ingerir veneno para suicidar-se, opção esta que garantiria a integridade de seus familiares. Rommel sem dúvida escolhe a segunda alternativa, despede-se da família e acompanha os dois oficiais embarcando em seu automóvel. Foi sepultado com honras militares.

 
A figura da Alpine retrata o comandante alemão nesse período pré-invasão. Feita de resina de alta qualidade, a figura é simples de montar e não exigiu nenhum tipo de correção com massa nos encaixes de braços e outras partes.

 
A figura, assim como todas da marca Alpine, traz duas opções de cabeça, com expressões um pouco variadas, mas com linhas de expressão muito bem definidas o que valoriza muito o resultado final.

 
A pintura e efeitos foram feitos com material Vallejo.

Jorge Luiz






Figura - 54MM - Pegaso - Benito Mussolini

A figura aqui exposta é de fabricação da Pegaso Models, sendo criada pelo escultor Andrea Jula para representar o ditador fascista Benito Mussolini.  Ela possui 54mm de altura e é muito bem detalhada apesar do tamanho reduzida, sendo produzida em metal. A moeda colocada na frente dela dá a perfeita dimensão do tamanho.

 
Benito Mussolini foi um  político italiano que liderou o Partido Italiano Nacional Fascista. Mussolini tornou-se uma das figuras principais das potencias do Eixo e, em 10 de junho de 1940, inseriu a Itália na Segunda Guerra Mundial ao lado da Alemanha e Japão.

 
Três anos depois, foi deposto motivado pela invasão aliada. Logo depois de preso, Mussolini foi resgatado da prisão no Gran Sasso por forças especiais alemãs.

 
Após seu resgate, Mussolini chefiou a República Social Italiana nas partes da Itália que não haviam sido ocupadas pelas forças aliadas. Ao final de abril de 1945, com a derrota total aparente, tentou fugir para a Suíça, porém, foi rapidamente capturado e sumariamente executado por guerrilheiros italianos.

 
A figura representa uma das mais tradicionais poses ensaiadas pelo ditador, com a cabeça levantada e os braços na cintura, em sinal de desafio como sempre se mostrava.

 
De fácil montagem e com poucas peças, ela traz duas opções para a cobertura da cabeça: o chapéu estilo militar e o barrete preto, símbolo tradicional das forças fascistas.

 
Toda a pintura e efeitos foram produzidos com material da Vallejo.

Agradeço ao meu amigo Gabriel Gravilo que me presenteou com a figura.

 
Jorge Luiz