segunda-feira, 7 de abril de 2014

Figura - Wermarcht SS MG42 Gunner - 90mm - Alpine

 
Essa figura é da Alpine Miniatures e, como todas as demais da linha da empresa, tem um excelente acabamento.

 
Feito em resina de boa qualidade, exigiu pouco esforço para cobrir imperfeições com putty. Veio com duas opções de cabeça, como toda a linha da Alpine e uma pose bem marcante.

 
A figura mostra um infante da SS com uma temível metralhadora MG42, em ambiente de inverno. A MG42 (abreviação de Maschinengewehr 42) é uma  metralhadora de calibre 7.92 x 57 mm, desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial com a intenção de substituir a MG 34, com processo de fabricação mais simples.

 
Seu batismo de fogo ocorreu na Rússia e no Norte da África, sendo um sucesso absoluto. Previa-se que ela iria substituir a MG 34, porém acabou complementando-a, por não atingir a escala de produção esperada.


Durante a campanha da FEB na Itália, a MG42 foi apelidada de "Lurdinha" pelos pracinhas brasileiros devido à rápida cadência de tiro, que lembrava o jeito de falar da noiva ciumenta de um deles.

 
Em 1958 foi desenvolvida uma versão da MG42 para munições de 7,62 mm, adoptadas como padrão pela NATO. A nova versão foi denominada MG42/59 ou MG1, dando origem às variantes MG2 e MG3.

 
A figura e seu acabamento de efeitos foram feitas com tintas Vallejo.


 
Jorge