domingo, 6 de abril de 2014

Erwin Rommel - Figura 1/16

Essa figura de plástico é da Tamiya e retrata o famoso Marechal de Campo alemão, Erwin Johannes Eugen Rommel, mais famoso na Segunda Guerra Mundial, como a Raposa do Deserto, pelos feitos alcançados nas batalhas do Norte da África, comandando o Afrika Korps, grupo do exército alemão criado especialmente para aquela frente de batalha. 


À frente de uma Divisão, na luta contra a França, obteve extraordinárias vitórias sucessivas e um avanço tão rápido que ficou conhecida como a Divisão Fantasma, pois ninguém sabia realmente onde ela estava. 

Em novembro de 1943, Rommel foi escolhido para supervisionar as defesas das áreas costeiras ocupadas da Dinamarca, Países Baixo, Bélgica e França contra possíveis desembarques aliados, devendo-se a ele grande parte das melhorias que se verificaram posteriormente nessas defesas.
Em 17 de julho de 1944, 41 dias após o início dos desembarques aliados lançados no Dia D, Rommel foi gravemente ferido por um caça Spitifire e permaneceu hospitalizado por vários dias. 
Implicado no atentado por suas ligações com os oficiais conspiradores membros da resistência alemã, Rommel, ainda em recuperação médica, recebe em sua casa a visita de dois oficiais generais em 14 de Outubro de 1944. Devido ao seu prestígio nacional, estes oficiais trazem os termos de Hitler: ir a Berlim, passar por um julgamento popular e inevitavelmente ser condenado à morte, condenando também sua família a ser confinada em um campo de concentração ou, sozinho, acompanhar os dois oficiais e ingerir veneno para suicidar-se, opção esta que garantiria a integridade de seus familiares. Rommel sem dúvida escolhe a segunda alternativa, despede-se da família e acompanha os dois oficiais embarcando em seu automóvel e se suicida.
A figura, embora relativamente antiga, tem algumas qualidades interessantes. Encaixe bom, detalhes do rosto melhores do que outras figuras da marca e a opção de colocação dos braços em duas posições diferentes. Uma com o binóculo à frente e a outra com a tradicional pose do Marechal de Campo, com os braços para trás. 

A pintura básica da túnica foi feita com Tamiya e em seguida, com Vallejo. 

  


Jorge



George Smith Patton - Figura - 75mm

A marca Scale 75MM lançou a figura do famoso general de 4 estrelas, George Smith Patton. 


Conhecido como "Old Blood and Guts", era amado e odiado pelos seus soldados. Amado por ser considerado um guerreiro nato e odiado pelo fato de ser rígido ao ponto de não admitir que seus soldados sofressem fadiga: "este é um santuário para guerreiros, tirem estes covardes daqui, eles fedem" - declarou certa vez, sobre internados por fadiga de batalha na tomada de Palermo ao visitar um dos hospitais de campanha montados para receber os feridos.

Foi cotado para ser o líder da operação Overlord, mas perdeu o cargo para o seu então vice-comandante Omar Bradley. Patton, então, comandou o avanço do 3º Exército dos EUA (Operação Cobra) durante os anos de 1944 e 1945, quando seus homens cruzaram a Europa numa velocidade espantosa, libertando cerca de 12 mil cidades e povoados.
Um dos seus maiores feito foi libertar a 101ª divisão Aerotransportada da floresta de Ardenas, no que ficou conhecido como Cerco de Bastogne, embora os militares desta divisão tenham alegado nunca terem precisado ou pedido sua ajuda para sair de lá. 

A figura da 75MM retrata esse momento, com o General Patton acompanhado de seu cão. O interessante dessa figura são os detalhes da jaqueta (com efeitos de desgaste muito bem produzidos pela empresa) e o famoso Colt 45 com cabo de madre pérola que o General trazia em sua cintura, marca registrada do seu estilo ousado. 




A figura, feita de metal, como todas as demais da mesma marca, é de excelente qualidade. Encaixes perfeitos, exigindo pouca massa para fechar as saliências e lixamento para retirar imperfeições. 

A pintura toda foi realizada com tintas Vallejo e Tamiya. 

Jorge