segunda-feira, 29 de julho de 2013

FICÇÃO - "Nautilus" 1/144 Pegasus - Parte 01

No livro "20 Mil Léguas Submarinas", escrito por Júlio Verne, o submarino Náutilus percorreu dezenas de milhares de quilômetros sob as águas. Criado pelo personagem Capitão Nemo, esse submarino ícone da ficção científica provoca estragos em navios e embarcações, sendo confundido com um terrível monstro marinho e temido pelo mundo. O livro fascina muito até os dias de hoje e chegou a ganhar uma versão para o cinema em 1954, produzida pelos Estúdios Walt Disney. O submarino imaginado para o filme não é exatamente esse versão lançada pela Pegasus, em escala 1/144, mas chega muito perto com um design muito bonito que une a modernidade com o clássico estilo vitoriano, época em que se passa o romance de Júlio Verne. A versão da Pegasus foi criada por Greg de Santis, um conceituado artista e designer com larga experiência na indústria do entretenimento e videogames.
O kit vem em uma caixa com uma bela arte. Sua árvore conta com dezenas de peças que proporcionam ao kit um realismo impressionante. As peças de PE também ajudam muito e complementam espetacularmente o kit.



As instruções de montagem deixam a desejar em alguns passos, deixando de esclarecer alguns pontos (especialmente no momento da dobragem dos PE), mas o kit pode ser completado sem maiores dificuldades.
Como a maioria dos kits de navios, o casco é inteiriço com alongamentos para o convés. A montagem se deu sem maiores contratempos.



O  kit traz um kraken (espécie de lula ou polvo gigante que habita grandes profundidades no oceano) muito bem detalhado em vinil para reproduzir a cena clássica do livro (e também feita na versão do cinema), do ataque ao submarino. A peça é composta pelos tentáculos separados da cabeça, mas com uma ordem para inseri-los nas posições certas já que formarão a base de sustentação do modelo.


Para dar mais realismo ao modelo, valorizando ainda mais a sua aparência, decidi incluir uma luz interna já que o interior do mesmo é altamente detalhado, mostrando a sala de leitura do Capitão Nemo, um mapa mundi, estante para livros e um sofá duplo. Assim, antes de qualquer outra montagem, me dediquei ao interior do mesmo.





Uma vez finalizado o interior, montei a caixa com as paredes e o teto para incluir a iluminação. Uma vez montado o submarino, será possível enxergar o seu interior pelos vitrais localizados nas laterais do casco.





O sistema não é de Leds ou fibra ótica e sim um tubo especial importado da China que cria luz a partir de uma reação química. É alimentado por duas pilhas comuns e é vendido na Santa Efigênia como novidade em decoração. O cabo sairá por debaixo do casco, misturando-se aos tentáculos do kraken para chegar até a base e lá ser disfarçado por debaixo dela.

O próximo passo foi montar, passar o primer e pintar o kraken. Usei como base uma tinta branca Tamiya para a parte debaixo dos tentáculos e tintas Vallejo para a parte de cima, em camadas transparentes como a pele de uma lula. A cabeça foi pintada com Vallejo. Após a montagem e a pintura, apliquei algumas camadas de verniz brilhante para dar o aspecto de "molhado" ao mesmo.





Uma vez montado o casco, antes do primer tive que mascarar os vitrais laterais do casco. É um teste de paciência com dezenas de máscaras de diversos formatos que acompanham o kit.








O passo seguinte foi a montagem dos PE que acompanham o modelo. De boa qualidade, o material é sensível, o que exigiu um manuseio cuidadoso para a instalação dos cabos à popa e proa, além de todo o cordame do convés superior, escadas etc. Com a ajuda do Mestre Juliano, consegui finalizar os mesmos.


Depois desse trabalho de mascaramento, dei início à pintura com primer e em seguida, a um pré-shade, ou seja, a pintura em determinados pontos do casco para escurecê-los. A técnica permite um maior realismo no acabamento final.



Para a pintura do casco, utilizei tintas Tamiya cobre diluída para não cobrir totalmente os pontos pré escurecidos. Em alguns locais do casco, usei também a Tamiya bronze. Os tons variáveis de intensidade da tinta final simulam muito bem os efeitos de gasto e uso das chapas do submarino.







Agora iremos finalizar o modelo com efeitos de wash e, em seguida, dry-brush ou pincel seco. Em breve postarei as fotos do modelo finalizado.

Jorge