segunda-feira, 1 de julho de 2013

DIORAMA - "St.-Mère-Église" 1/72


Diorama feito em escala 1/72. Produzido com vários modelos de kits de marcas diversas. O veículo Puma é da Hasegawa. As figuras são da Revell, Italeri e Pegasus. Os modelos foram pintados com tintas Vallejo. O prédio em ruína é da MIG, bem como os acessórios (móveis) espalhados pela rua.
A cena recorda um acontecimento ocorrido durante a noite do Dia D, durante a II Guerra Mundial, na invasão da Normandia no dia 6 de junho de 1944. Esses fato foi retratado no filme "O Mais Longo dos Dias", contando os detalhes da invasão.
Pouco depois da meia-noite do dia D, pequenas vanguardas de tropas de elite se moviam silenciosamente no meio do inimigo. Os americanos saltaram entre o rio Merderet e a estrada Carentan-Montebourg-Cherburgo, na área de St.-Mère-Église. Essa cidade é considerada como a primeira cidade liberada pelos aliados.
Como celebração da libertação, ainda hoje, a torre da Igreja da cidade de St.-Mère-Église ostenta um manequim vestido com uniforme militar americano, em homenagem a John Stelle, paraquedista que ficou preso na torre, sendo feito prisioneiro pelos alemães e resgatado posteriormente. Na praça da igreja existe um importante museu sobre as forças aerotransportadas, chamado de "Airborne Museum".
Jorge

Um comentário:

  1. Jorge,
    Legal, começou bem! As fotos estão OK, se bem que você poderia usar uma cartolina de fundo para não mostrar essa bagunça ai rsrsrsrs outra coisa: nos marcadores, inclua sempre a escala e também algum nome dos fabricantes (Diorama, 1/72, Hasegawa) quanto mais tags relevantes melhor. Eu prefiro as fotos alinhadas na esquerda, algum problema nisso? Só para estabelecer o visual. Até mais, Juka

    ResponderExcluir